Acessibilidade e
Inclusão
#PraCegoVer: Imagem de fundo branco e nesta
imagem contem cinco pessoas. E cada pessoa tem o balão de conversa, os dois primeiros
balões do lado esquerdo dos ouvintes são conversadas em língua oral, o terceiro
e quatro balão dos surdos são conversadas em língua de sinais e o último balão não conversa, só
observa e com o balão de pensamento, neste balão contem vários símbolos de
interrogação
Imagem adaptada: Jean Rodrigo Jacinto Conceição
Nas instituições de ensino, alguns alunos, professores e funcionários têm preconceitos, medo ou receio de conhecer e aproximar nas pessoas surdas. Para quebrar essa barreira, a escola precisa promover as ações de todo ano, que envolvem temas relacionadas a Surdez, como oficina, palestras, formação continuada, visita técnica e outras. E a partir das ações, as pessoas vão saber como criar atitudes diante nas pessoas com deficiência.
A imagem acima mostra a falta da acessibilidade comunicacional, isto pode ser na sala de aula, no recreio, no ambiente de trabalho, no ambiente de lazer e enfim. Como a imagem mostra dois ouvintes e dois surdos conversando e um está com dificuldade de entender, esta pessoa pode ser ouvinte ou surdo. Então essa pessoa sente prejudicada e está perdendo as informações. Para que o surdo alcança condições de acessibilidade, ou seja, conseguir a equiparação de oportunidades de informações, conhecimentos em todas as esferas da vida, precisa língua de sinais, intérprete, legendas, tecnologia assistiva e outros recursos.
O ideal é que todas as crianças surdas e ouvintes na escola aprendem Libras como disciplina curricular, com o objetivo de eliminar barreiras e que a comunicação seja natural.
O ideal é que todas as crianças surdas e ouvintes na escola aprendem Libras como disciplina curricular, com o objetivo de eliminar barreiras e que a comunicação seja natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário